domingo, 25 de setembro de 2011

Ahimsa

É gratificante ser uma pessoa de alma Ahimsa!

Como é uma palavra sânscrita, muitas pessoas esquecem o nobre significado: é o respeito pleno de toda forma de vida, é a rejeição permanente de toda e qualquer violência...

O maior ícone, o maior Ahimsa que esteve conosco foi o desperto Mahatma Gandhi, uma grande alma, que enfrentou todos os desafios, todas as lutas, juntamente com os seus milhares seguidores, sem disparar um só tiro e foi justamente um tiro único que lhe tirou a vida.

Antes do suspiro final, ofereceu misericórdia e pediu clemência para Nathuram, o que foi em vão, mas não foram em vãos as bênçãos por ele doadas...

Todos nós sabemos que a origem de todo o mal, de toda a violência está no egotismo. Não queremos de forma alguma colocar a egolatria nos altares, mas ela faz parte do processo em andamento. Quando iniciamos nossa caminhada como humanos, éramos essencialmente egoístas. No final da jornada, estaremos transmutados em seres altruistas, mas faltam ainda muitas estradas a serem percorridas.

Mesmo tendo conhecimento de que as violências fazem parte do processo, nesta troca de roupagens de egoísto para altruísmo, é muito triste e lamentável ver estas ocorrências a todo instante em todos os quadrantes. Hoje em dia, ler jornal ou assistir televisão transformou num martírio, como se estivéssemos vendo um filme de terror!

A mídia coloca em negrito estas informações, que mais parecem pesadelos...

Não é saudável desenhar palavras para mostrar as violências de cada dia, de cada instante.

Lamentavelmente, ainda existem violências contra nossas crianças, violências de todas as espécies, umas em forma de maus tratos, outras em forma de fome e falta de escolas, outras ainda, a mais gritante, em forma de estupros.

Como nossos corações ficam apertados quando lemos sobre isto! As filhas dos outros são como nossas filhas, como nossas netas!

Muitos consideram que violência é somente a dor física. Possivelmente a dor moral é bem mais doída. O desprezo, a traição, a indiferença, a crítica destrutiva, a humilhação, a arrogância de todos os matizes e tudo o mais são violências que nos marcam profundamente.

Sobre a maior tirania, contra a natureza e contra os animais, aquela que faz nossos olhos chorarem é o que infelizmente acontece na China. Citamos, apenas dois exemplos: ursos que ficam presos até a morte, com um pequeno tubo a extrair sua bílis para produção de afrodisíacos, em troca de algumas moedas. Outra crueldade que lá acontece, nos dias de hoje, onde cães e gatos e outros animaizinhos são afogados e fervidos somente para terem suas peles retiradas, também em busca de um bom negócio!

Como é triste ler tudo isto!

Sem sombras de dúvidas, acredito que uma das maiores violências que nos assolam é o preconceito. Como as mulheres sofreram! Como os negros padeceram!

O preconceito contra a mulher sempre foi muito forte. Há 150 anos que elas lutam por um espaço igualitário em nossa sociedade. Mas, somente de 50 anos para cá, foi que aconteceram muitas conquistas, como por exemplo a permissão para votar, a permissão para ocupar alguns cargos públicos e algo mais.

Ainda falta muito a ser alcançado.

Em alguns países, até parece que vivemos a idade da pedra, onde religiões ainda colocam a mulher no último lugar da fila, praticamente sem direito a própria identidade, sem direito a suas idéias, sem direito a escolhas, sem direito a ter direito.

Precisamos comemorar com mais alegria, com mais foguetes o dia 8 de março!

Outro preconceito que nos assusta é contra a raça negra. Eles sofrem na pele tamanha judiação. Sofrem calados. Muitas e muitas vezes suas lágrimas fazem companhia aos seus silêncios. Choram sozinhos. Eles não têm culpas. Não existem culpados!

Ainda bem que sempre surgirá uma alma Ahimsa entre nós, sempre acontecerá uma Princesa Isabel!

Foi dito por Albert Einstein “triste época a nossa, em que é mais fácil quebrar um átomo do que quebrar um preconceito”.

Buscadoras amigas, quebremos o preconceito, não é tão difícil, basta exercitar a oficina do amor...

Foi-se a época de “dar pão e circo ao povo....para acalmá-los”. Estamos na época de mostrar misericórdia e sublimação de sentimentos em forma de atitudes elegantes, coerentes, atitudes que previnem e curam todas as enfermidades, inclusive as de alma!

Vamos colorir esta página com aquarela rosa. Falemos de amor...

A paz que tanto almejamos começa em cada pessoa. Não tem como ser diferente. Precisamos apenas levantar a taça da cooperação. Precisamos desistir e arquivar todo o sentido da competição. A cooperação nos une. Com ela tornamo-nos unos com tudo, com ela, vestiremos de atitudes em forma de pomba branca!

Buscadoras, como vocês já sabem, o amor cura, o amor é cicatrizante, é um bálsamo para todas as dores, físicas e morais.

Precisamos vertir-nos de Ahimsa em todos os momentos de nossa vida, pois o mundo ficará mais alegre, mais colorido, mais leve, mais risonho... e nós ficaremos alforriados de todas as amarras que tanto nos sufocam, nos aprisionam, pois somente o amor é a chave que liberta...

A imagem da justiça, a meu ver, deveria ser alterada. Ao invés de uma mulher de olhos vendados e com uma balança em uma mão e uma espada em outra, deveria ser a mesma mulher vestida de branco, olhando seus pacientes com olhos de amor, tendo como ferramenta um medidor de pressão dependurado no pescoço, defronte a um hospital, onde todos doentes condenados pela justiça deveriam estar....

Esta mesma mulher de branco, uma terapeuta, deve representar mais escolas, mais empregos, mais hospitais, mais amor, pois estão tratando das folhas doentes, ao passo que devemos cuidar da raiz.

A partir do momento em que a folha adoece, não estaremos necessitando de injeções de Talião nem de Hamurabi; essas folhas devem ser recolhidas, sim, mas para tratamento, para recuperação.

A justiça como é vista ou como reclamada tem gosto de vingança. Precisamos sair fora da arena para observar os sinais com mais clareza. Quanto paradoxo! Se você estiver do lado de cá, seu filho precisa de cura, de amor... se você estiver do lado de lá, o filho do vizinho está precisando de chibatas...

Nossas atitudes nos julgam...

Seja uma Ahimsa. Levante a bandeira da não violência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário