quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Um toque sobre a teoria do caos

Amiga Fernanda, bom dia.

Respondendo:

Este assunto é muito vasto e super complicado. As pessoas que tentam explicá-lo se perdem no caminho, caminho cheio de confusões, e praticamente não chegam a nenhum resultado prático.

A nossa mente trabalha o conhecimento e o passado. O nosso coração trabalha a sabedoria e o infinito. Dentro disto, querem por intermédio do conhecimento, do aspecto objetivo chegar a conclusões subjetivas. Mas vamos lá, passarei o que o que me lembro a você:

Literalmente, caos quer dizer grande confusão, desordem. Acredita-se que a geração do Universo se deu de forma irregular e com ocorrências cíclicas.

Alguns pesquisadores acreditam que caos seja o mesmo que entropia, que é a tendência de todos os sistemas organizados se transformarem em sistemas mais desorganizados, ainda. O que discordo.

Os estudos ou pesquisas da ciência do caos ou teoria do caos teve início nos anos 60.

Tem como enfoque central o estudo de fenômenos invisíveis, desconhecidos, em busca de sistemas não-lineares, em busca de padrões escondidos ou de leis, mesmo complexas, que podem ser aceitas pela comunidade científica.

Dentro destes estudos, está o conhecido tema holograma ou fractal, que é um assunto que está nas mesas dos principais estudiosos da física quântica ou mesmo esotéricos:

O todo está em cada pedaço. Assim como tudo de um ser humano está em cada célula (dna), oTodo está em cada ser humano, e por aí se vai.

Um exemplo muito interessante de holograma é o trabalho que é feito pelos acumpulturistas chineses: eles aplicam as agulhas na orelha do paciente, por exemplo. A orelha é um holograma de todo o corpo humano. Em algum lugar da orelha do paciente representa um órgão do corpo a ser tratado.

Este assunto está sendo veiculado pelo Fantástico, da rede Globo, sobre o tema doação de orgãos. Está provado cientificamente que a pessoa que recebe um orgão em doação passa a ter algo da personalidade da pessoa que doou, pois o todo está em cada pedaço. Isto é holograma. E faz parte da Teoria do caos.

Um outro enfoque interessante, dentro deste assunto, o que parece estar com seus estudos congelados, é sobre a teoria do Big Bang: algum sistema solar explode, expande e depois se recolhe, tipo fluxo e refluxo, tipo sístole e diástole.:

Sol > planetas > luas

depois a volta

luas > planetas e final tudo incorpora ao Sol.

Bom, este é um assunto muito vasto e requer leitura de livros e muita pesquisa.

Recomendo os seguintes livros:

O universo holográfico, de Michael Talbot

O tao da física, de Fritjof Capra

O universo numa casca de noz, de Stephen Hawking

O universo elegante

Vale conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário