segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Relacionamento

Relacionamento é a nossa capacidade de comunicarmos, é a interação, é o nosso contato com Deus, com o semelhante, com a vida em todas as suas expressões e formas, ou sejam, uma convivência por intermédio de uma ligação de amizade, afetividade, profissional, social, religiosa e, claro, com a linda natureza e com os singelos e cândidos animais.

Um dos maiores desafios da vida não é simplesmente viver, e sim aprendermos a conviver...

O nosso relacionamento com Deus deve se dar de forma e atitude respeitosas, pois afinal ele é Deus, o grande Almo que cuida deste imenso jardim, dentro deste recôndito e misterioso universo por ele mesmo criado.

Nos altos e baixos em nossa vida, aprendemos que o cair é do homem, o levantar é de Deus!

Observamos também que é muito mais interessante estar guarnecido do que protegido. O primeiro enfoque sugere estarmos sob as asas da Divindade!

Todas as religiões são importantes e merecem nossa reverência. Os fiéis de cada uma aceitam as verdades por ela ensinadas, mas existe somente uma verdade e somente um Deus. Esta única verdade e o Deus uno sempre é visto com óculos diferentes, daí a grande confusão gerada entre todas. Somos, sim, radicalmente contra os muros que todas colocam entre si, separando seus deuses, as pessoas, as idéias, a fé...

Seja qual for a religião ou sistema esotérico a que você pertence, cara buscadora, lembre-se de que o verdadeiro templo está em seu coração, em seu graal, onde a presença Divina em forma de amor, bondade, sabedoria e poder nunca estiveram ausentes. Incitamos a todos a respeitar os diversos segmentos místicos e religiosos; pedimos que sejam mais tolerantes, menos fanáticos, enfim mais cristãos!

O nosso relacionamento no âmbito profissional é muitíssimo importante, pois em nosso estado de vigília, permanecemos no trabalho, a grande maioria do tempo.

O nosso contato com os subalternos deve ser de respeito. Muitos chefes, superiores, tratam os empregados como se ainda estivessem em cativeiro, em algum regime escravocrata. É bom lembrar que o corpo de empregados é o sangue de uma empresa. Por outro lado, os empregados devem se relacionar com os superiores também com reverência e acatamento, e ambos, tanto patrões ou chefes quanto empregados devem se relacionar satisfatoriamente com os fornecedores, com os bancos, com as repartições públicas, enfim com todo o universo interno e externo, de forma a criar um ambiente saudável na consecução das metas e diretrizes traçadas em busca de resultados, cuja finalidade é a manutenção de todos e a circulação da riqueza.

Quanto ao aspecto social, acreditamos que nosso relacionamento deve ser cordial, sincero e verdadeiro, lembrando sempre que a verdade é o nosso escudo, nossa guarnição, e que deve ser pronunciada docilmente e com naturalidade.

Devemos ser participativos, não economizar nossos acenos, nossos cumprimentos, bons dias, boas tardes e os simpáticos olás. Assistir casamentos, compartilhar aniversários, enfim estar presente nas reuniões festivas onde for convidado, claro, sem grandes envolvimentos...

Todo modelo, todo exemplo ou tipo de relacionamento é sumamente importante, mas, a relação familiar é a mais marcante e a mais delicada, haja vista que a família é a base da sociedade, da mesma forma que a figura da mulher é considerada o amparo, o esteio desta célula sagrada, desta ascendência e linhagem que com certeza tem o amor Divino como bênção. Perdoem-me os machistas ou paternalistas, mas a figura da mulher representa acima de tudo a criação Divina, pois é por intermédio dela que vemos o mais lindo e fascinante dos milagres, a gestação do ser humano. Podemos chamá-la de companheira, amante, concubina, esposa, uma simples Madalena, uma iluminada Maria, todas inquestionavelmente são mulheres, são mães de nascidos, mães também dos não nascidos, são mães da humanidade, são mães dos sonhos, as quais merecem todo nosso respeito, devoção e admiração!

O relacionamento entre o casal deve ser de amor, fraternidade e respeito acima de tudo. Nunca devemos nos esquecer da ferramenta do diálogo, o qual funciona como verdadeiro antídoto aos venenos da discórdia; não olvidando também a renúncia de velhos hábitos a favor do consorte: hoje, muitos se casam e continuam levando a vida antiga de solteiros, o que é uma lástima na construção deste reino que nós consideramos matriarcal!

As filhas devem respeitar as mães; da mesma forma que as mães devem respeitar as filhas. Algumas mães julgam que suas filhas não merecem respeito, e são tratadas como meras marionetes de suas emoções...

Esclarecemos que dentro dos relacionamentos em geral, principalmente o afetivo, acontecem cenas de traição, o que é deplorável, mesmo sabendo que quem trai alguém, a bem da verdade, está traindo a si próprio, visto por uma visão suprema.

Fato muito interessante é o que ocorre com o resgate cármico: a colheita de nossas ações, atitudes, positivas ou negativas, dá-se invariavelmente dentro da família, excluindo, claro, os carmas coletivos, os quais ocorrem em comunidades, cidades, países.

Muitos buscadores questionam a existência do carma: acham que tudo é experiência do ser, em cada vida. Somos de posições diferentes: acreditamos piamente na existência do carma e que o seu conseqüente resgate deva ser somatizado em algum momento, pois, uma ação negativa, por exemplo, causa algum desequilíbrio no Universo, e este desequilíbrio deva ser ajustado por uma força igual e em sentido contrário, o que muitos chamam de mal, em formas de algumas doenças, alguns conflitos, etc. A maioria das doenças e conflitos é benção Divina, é processo de cura!

A nossa relação com a natureza deve ser também de respeito pleno e reverência. É a vida manifestada nas florestas, nos rios e nos mares. Vida é Deus!

Com tristeza, hoje vemos nossos rios e lindas praias transformados em enormes esgotos fecais; presenciamos impotentes a destruição das matas, das florestas. Acontecem os inescrupulosos desmatamentos, cedendo lugar a pastagens para o posterior genocídio de inocentes animais. Desmatamentos que inevitavelmente provocam o assoreamento de nossos rios, tornando-os imprestáveis à vida animal e à própria navegabilidade, além de facilitar o triste processo de enchentes, que são cada vez mais constantes. Com certeza, a natureza sempre responde aos nossos atos, como a viagem de um bumerangue!

Vamos preservar à natureza, incorporando a alma do grande Xamã, o qual juntamente com sua cultura foram extintos, dando lugar ao falso progresso, ao desmatamento indiscriminado, pela sede de dinheiro espúrio. Vamos defender à natureza, vamos levantar nossa voz, nosso clamor, mesma em forma de um grito solitário: Não derrubem as árvores. Não poluam nossos rios, nossas praias, nosso ar. Não poluam nossas mentes. Não obstruam nossos sonhos. Não matem nosso amanhã, pois nosso amanhã representa nossas filhas...!

Finalmente, buscadora amiga, chegou a vez de citar a nossa relação com os nossos irmãos, os animais. São seres em processo evolutivo e que devem ser respeitados. Ontem, em outra cadeia evolutiva, nós fomos animais ditos irracionais, hoje após o processo de individualização, transformamo-nos em animais-homens. Amanhã, seremos parte integrante do Grande Silêncio!

Os animais, citamos como exemplo o cão ou o próprio golfinho, tem olhos, boca, nariz, sentimentos, etc, tem um cérebro pensante dividido em hemisfério esquerdo e direito: claro que ainda não pensa como o ser humano, mas já dão os primeiros passos neste sentido. Já conhecem o carinho do dono ou a faca do algoz...

Somos favoráveis ao tratamento carinhoso para com todos os animais. Aplaudimos o regime alimentar vegetariano, pois quem come os animais contribui para a conseqüente matança.

Nas escrituras sagradas, encontramos algumas menções, alguns registros que nos alertam sobre esta prática; temos o quinto mandamento que menciona não matarás, claro que quem compra, vende e come pedaços de animais contribui para o conseqüente abatimento. O outro destaque é de Rom. 14:20/21 que cita ...por causa da comida, não destruas a obra de Deus; bom é não comer carne, nem beber vinho... Já Gautama Siddartha em um de seus discursos enaltece o respeito que devemos ter com os animais ...o homem implora a misericórdia de Deus, mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus...

Ainda sobre relacionamentos interpessoais, lembramos que um sonho, uma posse ou principalmente uma pessoa, somente entrará ou sairá de nossa vida se estiver ou não em nosso coração. Toda realização externa, para ser real, acontece primeiramente em nosso âmago.

Outro fator muito interessante em termos de relação é a crítica, no sentido de falar mal de alguém. Em alguns momentos em que duas ou mais pessoas se encontram, normalmente, criticam uma terceira ou algum segmento religioso, por exemplo. Isto não é uma prática saudável, isto não é ser uma cristã, pois ao falamos mal de alguém, esta energia negativa tende a se fortalecer na pessoa a quem estamos enfocando. Com certeza, a pessoa que fala mal de alguém para você, falará de você para outras pessoas. Sobre este aspecto, salientamos que sempre vemos nas outras pessoas o que nós possuímos, nossas características... nós estamos na sala dos mil espelhos!

Mas, com certeza o relacionamento mais importante que temos que lidar, trabalhar, é justamente conosco próprios. Devemos construir uma boa auto estima, devemos gostar, amar a nós próprios, acharmo-nos bonitos, elegantes, inteligentes, sensuais, saudáveis, prósperos, etc, pois somente somatizaremos exteriormente o que realizarmos internamente. Este é o grande desafio, este é o grande mistério de nossas interações.

Veja bem, cara amiga, muitas pessoas se buscam nos outros, em forma de almas gêmeas, em forma de príncipes encantados, em formas das mais variadas. É importante termos amigos, parceiro, colegas, mas, como disse, o mais importante é nós realizarmos em nós, é nós deixarmos de ser nossos eternos ausentes!

O momento em que nós nos encontrarmos, encontraremos o Grande Mistério e nossa missão, aqui nesta linda Gaia, estará cumprida!

Vivamos a beleza de nosso tempo histórico! Vivamos o presente! Muitos garotos anseiam por ser um jovem; quando jovem sonham em ser um homem feito; num piscar de olhos, tornam-se idosos, idosos sonhadores da juventude... Esqueceram de viver! Lembre-se, buscadora amiga, cada etapa de nossas vidas, tem seus próprios coloridos, com matizes multicores, tem sua magia!

A base, a pilastra de interações duradouras é o respeito mútuo, o equilíbrio nas ações e a observância de espaços de atuação, de limites.

Amiga, amar a si próprio é o grande mandamento do relacionamento!

Quem não se ama não tem como amar ao próximo e nem a Deus acima de todas as coisas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário