sábado, 24 de setembro de 2011

Mudanças

‘Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre. ’ Charles Chaplin

O gênio Charles Chaplin sempre se fez presente com suas idéias maravilhosas, revelando ao mundo sua maneira inteligente e alegre de se mostrar pelo prisma da inocência e da perspicácia, refletindo em um arco-íris sua alma de pureza.

Ciclos que encerram em cada instante, ciclos que começam em todos os momentos. Muitas pessoas resistem em soltar algo que já terminou. Fazem questão de saborear cinzas, viver com o vazio, com aquilo que não mais existe. Algum capítulo finalizou. Outras pontes serão desbloqueadas e o contentamento pode passar despercebido nas etapas a serem vivenciadas...

Ciclos fechados devem ser colocados na cesta do passado. Levamos para o alvorecer de novas oportunidades somente as experiências e a esperança de mais um período de sonhos e realizações.

Nossa vida é como páginas que estamos escrevendo. Aquela página que não gostamos deve ser mantida. Teremos a oportunidade de reescrevê-la em outro capítulo...

A história dos desafios deve continuar. Mais cedo ou mais tarde, finalizaremos o livro, mas com certeza a biblioteca é imensa de textos em branco.

Nunca devemos nos esquecer que somos escritores, desenhistas e construtores de nossa realidade!

O universo não é estático, a mudança vive na alma das coisas, na alma das pessoas, por isto sempre afirmamos que em cada momento existe um novo você.

Mudança de emprego é algo que sempre nos coloca meio perplexos. O profissional criou musgos, amizades, criou lastros, criou comodismo. Mesmo tendo chegado ao final, mesmo considerando que outra porta já se abriu, existe uma apreensão com gosto de insegurança mesclado de expectativas, são portas se fechando, portas se abrindo, novas perspectivas acontecendo...

Oportunidade de morar em outra cidade ou mesmo em outra residência, por escolha própria ou em virtude do balanceio das ondas do mar acontece praticamente com todas as pessoas. São vizinhos e amigos deixados para trás, são recordações de momentos de todas as cores vividas na antiga rua, no bairro, na cidade onde ficaram as lembranças. São histórias que estamos contando e este ambiente representa o teatro e os atores dessa peça, desse enredo.

Seja qual for a transformação que bater à porta de sua vida ela trará uma sacola de crescimento. Ficaremos com a alma mais robusta. Devemos celebrar todas as mudanças. Precisamos comemorá-las com entusiasmo no altar das gratidões!

Transformações e modificações em nossa vida, de todos os matizes, acontecem todos os dias, todas as horas, desde nosso visual, nossas atitudes, algumas idéias, nossos ideais, até nas opções religiosas. Chegamos a nos confundir. Isto representa o provar a vida, representa ensinamentos com gosto de evolução. Como vocês sabem não existe progresso sem que haja mudanças...

Uma mudança que nos incomoda é aquela que surge sorrateiramente em nossa vida, no aspecto financeiro. Uma grande fortuna ou uma grande pobreza que nos chega. Com certeza, na maioria das vezes, não estamos preparados para estar ricos nem habilitados para estar pobres. Os conflitos surgem de forma gigantesca, pois se somos ricos, não tem como estarmos pobres. Se somos pobres, não tem como estarmos ricos. É um paradoxo de difícil digestão, mas faz parte dos ciclos que se fecham, dos ciclos que se abrem...

Não acredito na mudança de amizades, uma amizade por outra.

Na visão suprema, uma amizade perdida nunca foi amizade. As pessoas podem estar postadas em lugares diferentes, podem estar separadas por um hiato de tempo, mesmo assim a verdadeira amizade não se desfaz, são laços, são nós amarrados nas almas das pessoas, com fitas de amor, de consideração e apreço.

Grandes mudanças sem opções de escolhas acontecem em muitos lugares, envolvendo famílias e mesmo toda uma comunidade. É o caso de catástrofes naturais, enchentes como as que acontecem em Santa Catarina, onde todos perdem praticamente tudo. Sobram lágrimas, solidão e desespero. Ficamos meio perplexos e pensativos ao ver essas imagens de desolação e destruição. Não encontramos respostas, pois somente o Eterno sabe quais desenhos estão sendo bordados!

Existem famílias que quase entram em colapso, acontecem fortes desestruturas, em decorrência do desencarne de um parente, quer seja do pai, da mãe, de uma filha ou um filho, ou mesmo de algum irmão, enfim é uma falta de difícil consolo, são perdas irreparáveis, ocasionando grandes mudanças. Dá-se a impressão de que o fluxo do rio fora interrompido ou esgotado. É muito triste ver uma cadeira vazia na sala de uma família, mesmo sabendo que todos estão sujeitos a estes acontecimentos.

É fácil estar do lado de cá oferecendo os meus pêsames...

As mudanças são como rodas de samsara que acontecem durante uma vida!

As parcerias afetivas, companheiro e companheira, formando uma família, devem ser preservadas. Sabemos que não é fácil em virtude das vicissitudes diárias, dentro dos desgastes ocasionais, mas dentro do possível, precisamos imaginar as juras de amor, os compromissos feitos de coração a coração em algum outro momento. Somente neste caso, devemos trazer o passado ao presente, precisamos dar vida aos nossos compromissos, precisamos dar amor a nossas vidas!

É muito difícil acontecer um rompimento, acontecer uma mudança, se for observada pelas partes a alquimia do tempero, amizade & respeito.

Colegas de senda, a vida é apenas um instante, um instante cheio de mudanças. Procurem aceitar seus momentos com elegância e carinho, sejam eles quais coloridos tiverem, pois já sabemos que as mudanças são o que há de permanente em nossa existência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário